Como se a felicidade fosse seu direito

Pois o homem nunca raciocina tanto e se torna tão introspectivo quanto quando sofre; desde que ele está ansioso para chegar à causa de seus sofrimentos, para aprender quem os produziu, e se é justo ou injusto que ele tenha que suportá-los. Por outro lado, quando está feliz, ele aceita sua felicidade e não a analisa, como se a felicidade fosse seu direito.

(Luigi Pirandello)

 

Nosso pensamento sobre a mensagem:

Essa frase pensativa fala sobre os momentos tristes e felizes que temos na vida. E que quando a tristeza toma conta de nós, ficamos questionando sobre o acontecimento e tentando entender porque aquela situação ruim está acontecendo. Mas quando estamos muito felizes, nunca reservamos um tempo para refletir sobre a felicidade. Afinal, será mesmo que temos direito incondicional a sermos felizes?

Da vida, sei poucas coisas, mas com o pouco que sei, escrevi esse texto sobre depressão não é frescura.Dor na alma e cansaço da vida nada tem a ver com frescura. É uma dor intensa e inexplicável, que só sabe quem sente.Só sabe quem sente o chão se abrir sob os pés, a boca secar de tanto nervosismo e o coração palpitar de ansiedade.Só sabe como é a depressão quem desaprendeu como enxergar colorido, pois a vida se fez cinza, como em um piscar de olhos.Só sabe como é essa dor, quando ela parece sufocar o pescoço e pausar a respiração.Mas e como falar sobre isso, como pedi ajudar, quando muitos ainda acreditam que é "coisa de gente com a mente vazia"? É como alguns insistem em dizer "se tivesse uma pia cheia de louça suja pra lavar, não teria tempo pra isso".Será que entre tantas coisas no mundo, uma pessoa emocionalmente estável, escolheria sofrer? Se esconder em casa? Parar de sonhar e de perseguir os sonhos?Será que uma pessoa ia querer se anular fisicamente e emocionalmente só para "chamar atenção"?Te peço um favor. Se você está entre aqueles que duvidam que a depressão pode destruir uma pessoa e que isso não passa de frescura e sentimentalismo, guarde sua opinião para você. Pois desde cedo eu aprendi, que quando se abre a boca, duas coisas podem acontecer. Ou as suas palavras serão para abençoar ou para amaldiçoar.Não queira estar do lado podre e egoísta da vida, onde estão todos os pré-conceituosos e desprovidos de coração. Não é frescura! Tenha empatia, ou seja, aprenda à se colocar no lugar do outro. E se fosse você que estivesse mergulhado em uma tristeza profunda, sem forças para sair do fundo do poço?E se você não tivesse mais vontade de viver e se sentisse perturbado dia e noite por pensamentos suicidas? Você também acharia frescura pensar em tirar a sua própria vida?Portanto, dê uma palavra amiga, ofereça o seu ombro, ajude à pessoa à encontrar soluções. Por exemplo, já pensou em falar para o seu amigo, parente próximo ou uma pessoa conhecida que está com depressão, em como ela poderia se cuidar?Que legal se, com carinho, você dissesse: Ouça, estar depressivo não é vergonha nenhuma, por isso você precisa procurar ajuda e eu te ajudarei com isso, pois você é uma pessoa incrível e vai superar essa fase ruim. Você tem plano de saúde para buscar ajuda médica? Caso não tenha, eu vou procurar na internet por grupos de ajuda e clínicas populares!"Entende? Você não precisa parar a sua vida ou gastar todo o seu dinheiro com uma pessoa, para ajudá-la! Basta você não julgá-la e respeitá-la, ainda que você não entenda. E além disso, se predisponha à ajudar como puder.Certa vez, ouvi a expressão "doença não dá em árvore", por isso ninguém está livre.Esse texto de depressão não é frescura, é para refletir e espalhar amor! Se você está com depressão, já teve essa doença ou conhece alguém que está passando por esse momento difícil, compartilhe essa mensagem no instagram como legenda de uma foto ou envie para as pessoas que precisam ler sobre isto.
Dias difíceis que fazem sofrer... Essa mensagem é um grito da alma, que pede por alívio.Tenho vivido dias difíceis. Hoje foi um dia muito difícil. Sabe quando você vai somatizando todas as situações ruins que acontecem com você, e de repente você explode. Mas não é apenas ficar triste, é ter uma grande explosão de sentimentos. É se esvair em meio a lágrimas e desespero. Você até tenta se alegrar, se animar, se levantar... Mas não dá.Não é fácil igual as pessoas tentam fazer você acreditar. Falando em pessoas... Hoje além de ter sido um dia muito dificil, Descobri que nem sempre é uma boa idéia, se abrir com alguém. Por mais que essa pessoa seja de confiança.Pois ela nunca vai conseguir sentir nem 1% da dor, que você carrega no peito e sente na alma. Ela sempre vai olhar a situação, visando o lado que mais a interessa. Enquanto você vai ficar ali, perplexa. Ainda em meio a lágrimas, dor, sofrimento e desespero. Voce vai quase que suplicar por socorro, e a sua alma gritará: Me enxerga! me entende! Me dá a mão! So que não vai adiantar.E sabe porquê? Porque a dor que dói profundamente em você, não vai doer no seu próximo. Por mais próximo que ele seja... A dor que te rasga por dentro, que parece te destruir dia após dia, só vai doer em você.Entao, não bastasse um dia ruim e difícil. Você ainda tem que lidar com a dor, de ver a reação da pessoa, que você confiou dividir uma parte tão íntima de você. Uma parte tão escondida, quase que imperceptível.A reação desta pessoa nunca vai ser a que você precisava. Nunca! Ou você receberá o descaso, a falta de paciência, a indiferenca... Ou vai ser como se a pessoa, nem tivesse escutado metade do que você contou, e só vai se atentar ao que importa a ela.E agora? Agora você ganha mais uma dor, que vai tirando as suas forças. Agora, você fica como a pessoa chata, dramática, chorona e negativa. Porque a realidade, é que as pessoas nao tem paciência para lidar com o sofrimento do outro.Aquelas frases prontas de "conte comigo sempre" "estou aqui para o que precisar" "desabafe, assim você vai dividir a sua dor comigo" Essas são apenas frases prontas. Nada além disso.Hoje, tomei mais uma decisão difícil. Vou aprender a lidar sozinha, com todo o sofrimento que tem feito morada em mim. De mim, as pessoas só vão conhecer a parte forte e indestrutível.Mas que eles não reclamem, quando eu me tornar uma pessoa fria, dura e insensível. Pois se nao quis olhar para dentro do meu coração, quando com os olhos inundados de lágrimas, eu só pedia socorro. Também não vão ver nunca mais, o lado mais profundo da minha alma e o sentir do meu coração.Tem sido dias difíceis de lidar.   
Texto copiado! Agora você pode colar onde quiser.